Bruxismo: o que temos por trás desta manifestação

10/08/2021 às 15:40

Autor: Redação

Você provavelmente já ouviu falar sobre o bruxismo, ou até mesmo conhece alguém que tenha que lidar com ele, mas talvez nunca tenha entendido exatamente o que é esse problema e nem como lidar com ele, certo? Pois bem, esse quadro é mais comum do que se pensa e pode afetar significativamente a qualidade de vida de quem sofre com a doença, trazendo diversos probleminhas. Com a ajuda do doutor Renato, especialista em implantodontia ele citará algumas situações que você precisa saber sobre o assunto.

O ranger ou apertar dos dentes durante o sono ou atividades diárias podem ser sinais do bruxismo ou do apertamento dental, uma desordem funcional que costuma provocar desgaste dos dentes, podendo inclusive levar a fratura do elemento dental. Nos casos mais graves, paciente pode perder o dente, além de acarretar problemas importantes na articulação da mandíbula (ATM).

A diferença do bruxismo para o apertamento é que o primeiro é inconsciente e o segundo é consciente. No caso do bruxismo a “pessoa nem se dá conta do hábito”, explica o dentista. De acordo com ele, é comum o problema estar associado ao estresse e a tensão. Não há relação com gêneros ou faixa etária.

Alguns dos possíveis sintomas são: dor no músculo da face, principalmente ao acordar; dentes com pequenas rachaduras ou desgastados; dor ou zumbido no ouvido; e dor de cabeça e/ou pescoço.

“Hoje existem muitos tratamentos, como o ajuste na oclusão (mordida), confecção de placas miorelaxantes e terapias com toxina botulínica”, explica dr. Renato. “O importante é consultar um cirurgião-dentista para o correto diagnóstico do melhor tratamento.”

 

Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

O CAPTCHA abaixo oferece proteção contra entradas digitais remotas garantindo que somente um ser humano possa registrar manifestações. Clique na opção abaixo "Não sou um robô" para que seja feito o teste de segurança via áudio ou imagem

Enviar comentário