MT-320: empreiteira aguarda pagamento dos atrasados para retomar obra

Colíder

17/04/2015 às 08:54

Autor: Angela Fogaça

A buraqueira em alguns trechos da MT-320, só tem aumentado e as reclamações são inúmeras. Um engenheiro da empreiteira responsável pelo trecho de 78 km, de Nova Santa Helena a Nova Canaã, informou que estão aguardando um posicionamento do governo do Estado para dar continuidade às obras.

Ele informou ao Nortão Online que depende do pagamento em atraso pelo Estado para dar retomar os trabalho. Se o reinício ocorrer logo, segundo ele, a conclusão da obra (ainda faltam cerca de 30%) pode ser finalizada até final deste ano.

Questionado sobre os buracos que tem surgido no trecho já asfaltado, o engenheiro afirmou que a execução segue o que foi determinado no projeto. “Se nesse meio tempo, teve um aumento de tráfego, acabam surgindo os problemas na pavimentação. Mas salientamos que quando a obra for concluída, vamos entregar uma obra 100%”, explicou.

A rodovia foi asfaltada na década de 80 e está bastante deteriorada. Anualmente, o governo do Estado determinava a operação tapa-buracos mas com o período de chuvas e tráfego intenso, o problema sempre retorna. Agora está sendo refeito o asfalto. A Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urban (Setpu) previu investimento de  cerca de R$ 72 milhões na obra.

As obras de restauração foram lançadas em julho de 2013. A MT-320 passa pelos municípios de Nova Santa Helena, Colíder, Nova Canaã, Carlinda e Alta Floresta, em um total de 210 km. O trecho entre Nova Canaã e Alta Floresta vem sendo refeito por outra empreiteira e está mais atrasado. Motoristas criticam o estado atual principalmente na parte onde o "asfalto" foi arrancado para ser refeito, nas proximidades da ponte sobre o rio Teles Pires.

Os pecuaristas e madeireiros, são os que mais utilizam a MT-320, que liga os municípios de Nova Santa Helena, Colíder, Nova Canaã do Norte, Carlinda e de onde chegam à Alta Floresta por meio da MT-320/208. Essa ligação atende em sua extensão duas cidades polos, Colíder e Alta Floresta. A pecuária leiteira e de corte tradicionalmente são as principais atividades da região. Hoje a prestação de serviços e a usina hidrelétrica em Paranaíta também são fatores de importância para a economia e todos dependem de melhoria em infraestrutura de transporte.

Ansiosos pela recuperação asfáltica a população e os motoristas veem inúmeras vantagens em poder contar novamente com uma rodovia em boas condições de trafegabilidade. A melhoria vai diminuir a precariedade e reduzir em mais de duas horas a viagem pelo trecho. Além disso vai baratear até o básico como os alimentos e reduzir os riscos de morte de quem precisa ser removido de ambulância, ou que necessite de um socorro.

Fonte: Nortão Online


Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

O CAPTCHA abaixo oferece proteção contra entradas digitais remotas garantindo que somente um ser humano possa registrar manifestações. Clique na opção abaixo "Não sou um robô" para que seja feito o teste de segurança via áudio ou imagem

Enviar comentário