Pescadores se revoltam com mortandade de peixes na UHE Colíder

Colíder

19/05/2015 às 10:56

Autor: Angela Fogaça

A Associação de Pescadores de Colíder se reuniu ontem, com os 13 vereadores da Câmara Municipal, no intuito de expor a situação e buscar apoio para uma audiência com o governador Pedro Taques. Também estiveram presentes alguns vereadores do município de Nova Canaã do Norte. A reunião foi articulada pelo vereador Rincon.

José Malice, representante dos pescadores destacou a indignação com a mortandade de peixes. Segundo ele, aproximadamente cinco caçambas de peixes foram enterrados as margens do Rio Teles Pires.

A construtora do empreendimento edificou uma base de concreto de aproximadamente 40 centímetros em concreto armado no local onde os peixes foram enterrados.

Os pescadores explicam que as mortes das espécies ocorreram após o desvio do rio Teles Pires e consequentemente no momento em que se fecharam as comportas, onde a agua passa com muita força, o que dificulta o cardume a atravessar a passagem estreita de 40 metros de largura, levando em consideração que o rio tem 350 metros de largura na localidade o que pode prejudicar a reprodução das espécies as atividades pesqueiras na região.

Os 84 oitenta e quatro pescadores reclamam dos diretores da Copel, que não teriam atendido as reivindicações e afirmam que pretendem protestar em busca dos direitos. "Vamos nos unir e vamos para Cuiabá, vamos fechar isso aí e cuidar do que é nosso. Estamos levando prejuízo e temos que procurar nossos direitos. Vamos para buscar uma resposta positiva, senão tiver essa resposta vamos tomar providências", afirmou Malice.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Nortão Online


Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

Enviar comentário