Ações que garantem o abastecimento de água durante a seca

Foto por: Divulgação

Colíder

13/10/2021 às 13:21

Autor: Nortão Online/Com Assessoria

Com o período de seca chegando ao fim, a Águas Colíder apresentou na ultima terça-feira (06) os resultados obtidos ao longo dos últimos meses para evitar a falta de água no município. O objetivo, de acordo com a concessionária, foi alcançado com sucesso, isto porque, apesar da diminuição do índice de chuvas e as dificuldades de captação devido à baixa de mananciais, como o Rio Carapá, Colíder passou por este período com equilíbrio no abastecimento. O resultado foi apresentado aos representantes do Grupo de Estiagem.

 

A Diretora Geral da Águas Colíder, Nilza Marques, abordou as ações já concluídas pela concessionária como parte do planejamento de enfrentamento do período de seca. Dentre elas, a ampliação da capacidade de reservação, modernização do sistema de bombeamento de água tratada, doação de caixas d´água, disponibilização de caminhões-pipa para atendimento aos clientes, divulgação e monitoramento do corpo hídrico e Climatempo, mapeamento e aprovação junto aos proprietários da utilização de represas, além da realização de obras de melhorias no Córrego Boa Esperança, incluindo a modernização do sistema de bombeamento da captação de água bruta.

 

"Atuamos em diferentes frentes de trabalho, desde a manutenção em nossa rede, passando por estratégias de comunicação para conscientizar a população sobre o consumo responsável e a realização de investimentos pontuais. Encerramos o período de estiagem com índices pluviométricos abaixo de 20% e ainda assim garantimos o abastecimento de água em Colíder".

 

Presidente da Câmara de Vereadores de Colíder, a vereadora Flavinha, parabenizou a concessionária pelo trabalho realizado em 2021. Segundo ela, a falta de água sempre foi uma preocupação da comunidade no município em virtude do histórico de racionamento em anos anteriores no período de seca. "Este é um problema que assolava a cidade já há muitos anos. Fico feliz em ver todo o empenho da Águas Colíder e a responsabilidade com a população".

Integrante do Grupo de Estiagem, a Associação Ambiental Carapá Vivo também participou da reunião. Presidente da entidade, Eliel Mota, ressaltou o interesse da Águas Colíder em se aproximar da comunidade e o trabalho realizado para que o abastecimento não fosse comprometido. "O Grupo de Estiagem foi de suma importância para este resultado positivo. Conseguimos com um planejamento antecipado coletar ideias de vários setores e chegar ao êxito de não faltar água este ano. A cidade está muito satisfeita".

 

Lançado em abril, o Plano de Estiagem da Águas Colíder teve como objetivo minimizar os impactos da seca na captação e distribuição de água, com cerca de 33 mil pessoas atendidas no município. Dentre as atividades, foi criado o Grupo de Estiagem, composto por representantes da Promotoria de Justiça, Procuradoria Municipal, Vigilância Sanitária, Procon, Associação Comercial, líderes comunitários, secretários de Indústria e Comércio e Meio Ambiente. A ideia da concessionária para 2022 é fortalecer estes laços para alcançar, novamente, resultados positivos.

 

"É muito importante ressaltar que chegamos a este bom resultado graças ao apoio que recebemos do Poder Concedente nas iniciativas adotadas, tanto pela concessionária quanto pelo Grupo de Estiagem. O apoio da população no consumo responsável de água também foi essencial", finaliza Nilza Marques, diretora geral da Águas Colíder.

Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

Enviar comentário