Agropecuária cresce 5,2% no 1º trimestre e é destaque no PIB

Expansão em relação a igual período do ano passado reflete alta da produção de soja, fumo e arroz, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Foto por: ivulgação/Confederação Nacional da Agropecuária

Agronegócio

01/06/2021 às 13:34

A agropecuária cresceu 5,1% no primeiro trimestre de 2021, frente a igual período do ano passado, e foi destaque no Produto Interno Bruto (PIB), que avançou 1,2% de janeiro a março.

A indústria avançou 3% e os serviços tiveram queda de 0,8%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (1) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação aos últimos três meses de 2020, o PIB agro avançou 5,7%.

A alta em relação ao ano passado foi puxada pelo aumento da produção e ganho de produtividade nas lavouras soja (+8,6%), fumo (+3,6%) e arroz (+0,3%), culturas que têm uma safra relevante no primeiro trimestre.

A soja, inclusive, tem previsão de safra recorde para este ano.

Em contrapartida, o milho e mandioca, que também possuem colheita significativa no início do ano, registraram queda na produção, de 0,7% e 1,3%, respectivamente.

Segundo o IBGE, as atividades de pecuária e pesca registraram desempenho mais fraco, contribuindo negativamente para o desempenho da agropecuária.

Fonte: Globo Rural


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

O CAPTCHA abaixo oferece proteção contra entradas digitais remotas garantindo que somente um ser humano possa registrar manifestações. Clique na opção abaixo "Não sou um robô" para que seja feito o teste de segurança via áudio ou imagem

Enviar comentário