Armazenagem: BNDES cria linha de investimento para cerealistas

De acordo com a Conab, o déficit de armazenagem no Brasil é de 70 milhões de toneladas, o que reforça a importância dessa linha de crédito

Foto por: Divulgação

Agronegócio

25/02/2021 às 06:59

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) criou nesta quarta-feira, 24, uma linha de financiamento para a construção de armazéns e a ampliação da capacidade de armazenagem das empresas cerealistas.

Chamada de BNDES Crédito Cerealistas, a linha de crédito terá duas modalidades diferentes de contratação: a primeira com taxa prefixada de 6% ao ano e equalizada pelo governo federal, com limite de contratação de R$ 200 milhões. A segunda, com recursos livres do banco e taxa pós-fixada, sem limite estipulado para empréstimo em 2021.

O deputado federal Jerônimo Goergen  (Progressistas-RS) comemorou a conquista e diz que é fruto de um longo trabalho de articulação para enfrentar um dos maiores gargalos do setor de grãos: a falta de silos e armazéns.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o déficit por armazenagem é de 70 milhões de tonelada no Brasil “Esse valor só tende a crescer na medida em que o Brasil vem batendo sucessivos recordes na produção de grãos. Temos que investir muito em armazenagem e melhorar nossa logística de estocagem”, “destaca o parlamentar.

O programa prevê o financiamento de obras civis, máquinas e equipamentos necessários à construção de armazéns e expansão das estruturas já existentes. O maquinário deverá ser novo e fabricado no Brasil.

As linhas vão permitir o financiamento de 100% do valor do projeto e terão prazo de pagamento de até 13 anos, já incluídos três de carência. A amortização poderá ser mensal, semestral ou anual.

As solicitações para adesão ao programa poderão ser feitas entre os dias 26 de fevereiro e 25 de junho. Veja mais sobre as condições de contratação de crédito na circular completa divulgada pelo BNDES: 

Fonte: Canal Rural


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

O CAPTCHA abaixo oferece proteção contra entradas digitais remotas garantindo que somente um ser humano possa registrar manifestações. Clique na opção abaixo "Não sou um robô" para que seja feito o teste de segurança via áudio ou imagem

Enviar comentário