FELINO DÓCIL

Cuidadores gravam reencontro com onça fugitiva no interior de MT; veja o vídeo

Geral

23/10/2021 às 07:23

Um vídeo do reencontro de uma onça-parda (veja aqui) com seus cuidadores viralizou na internet após mostrar o comportamento dócil do felino selvagem. O animal havia fugido no último sábado (16), mas encontrada na última terça-feira (19), em Barra do Garças.

Jade, como foi nomeada desde que chegou na Associação Amigo dos Animais, passou quatro dias andando pela região do Parque Estadual Serra Azul. A estudante de medicina veterinária, Carla Moreira, é uma das cuidadoras que trabalha com Jade e suas duas irmãs desde que elas foram para a associação ainda filhotes.

Ela contou ao MidiaNews que Jade fugiu do recinto onde vive há quase três anos em um momento de curiosidade. O local, projetado com uma grade de quase nove metros de altura, não foi o suficiente para conter a felina “exploradora”.

Desde a notícia de sua fuga, alguns moradores próximos à associação relataram o medo de encontrar com a onça pela rua, apesar de o animal nunca ter apresentado comportamento agressivo.

Carla disse que tanto ela quanto seu parceiro de trabalho, Garrincha, se responsabilizaram pela procura do animal e por conscientizar a população a não se aproximar de Jade caso vissem a onça pela região.

“Conosco ela sempre foi dócil, mas com pessoas estranhas pedimos para evitar aproximação, porque ela poderia atacar. Mesmo a gente achando que não, não sabíamos como ela estava psicologicamente após a fuga”, explicou.

Os cuidadores acionaram também a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para auxiliar na busca por Jade. No entanto, antes que a ajuda chegasse, Carla e Garrincha conseguiram encontrar a onça.

Segundo os cuidadores, desde o começo das buscas, conseguiam ouvir os barulhos emitidos por Jade, porém em uma longa distância. Então, seguiram rastros e pistas pela mata do cerrado até chegarem ao local onde a onça passeava.

O vídeo gravado no momento do reencontro mostra a familiaridade do animal com os cuidadores. Sem precisar ser amarrada ou forçada, Jade atende ao som da voz de Carla e Garrincha e se aproxima, brincando com os profissionais como um gato doméstico.

“Nós fomos duramente criticados pelas pessoas que acharam que ela tinha fugido por falta de alimento, por maus-tratos, só que quem assistiu o vídeo viu que ela se apresentou para nós, ela se sente segura conosco”, afirmou.

Fonte: Midia News


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

Enviar comentário