Cinturão verde do MT

Gerente da Friboi em Colíder aponta que descarte aumenta pressão sobre a seleção genética

Agronegócio

15/12/2020 às 08:38

O gerente de originação da unidade Friboi de Colíder, Geraldo Azevedo, destacou como o descarte serve como pressão para a seleção genética na Fazenda Santa Tereza, do Grupo Scheffer, propriedade localizada em União do Sul, no “cinturão verde” do Mato Grosso.

“É um projeto de pecuária moderna”, reconheceu. A propriedade destinou ao abate fêmeas Nelore de 19,8@. “A vacada é excepcional e muita gente segura esse tipo de vaca, mas diminui sua margem”, comentou Azevedo.

“Não é porque a vacada é pesada ou bonita que ela tem que ficar na fazenda. Um trabalho consistente tem que ter índice produtivo. Se o animal não dá índice produtivo, tem que ir para o frigorífico. O descarte é normal”, sustentou.

Azevedo respondeu em sua participação no Giro do Boi qual é a principal ferramenta para a seleção genética de gado de corte. “Sem sombra de dúvidas é o descarte”, afirmou.

“Não é só a questão reprodutiva. Você tem a questão do descarte, a questão da evolução dentro do rebanho de cria, você tem a questão do desmame por vaca, quilo de bezerro por vaca, você tem a questão do temperamento do animal, que é muito importante para não causar acidente dentro de fazenda. Então tem vários métodos que o pecuarista pode usar, mas deixando um pouco a emoção de lado. Porque às vezes o pessoal acha que é um absurdo matar uma vacada dessa, de quase 20@. Mas é só assim que a gente cresce, só assim que a gente evolui”, concluiu Azevedo.

Fonte: Giro do Boi


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

Enviar comentário