Médica trabalha na vacinação contra a Covid-19 em MT após perder avô e pai que era médico

Geral

14/04/2021 às 06:46

A médica Maria Nadaf está trabalhando na vacinação contra a Covid-19 na zona rural de Cuiabá, após perder o avô e o pai, que também era médico e atuava na linha de frente, para a doença, há oito meses. Os dois morreram no intervalo de menos de um mês.

O pai dela, Moysés Nadaf, de 65 anos, foi médico do Hospital Geral Universitário (HGU) por mais de 40 anos. Quando a pandemia começou, os filhos pediram que ele se afastasse do trabalho, mas ele se recusou.

“Ele tinha idade para se afastar, conforme decreto. Mas isso nunca foi uma possibilidade para ele. Ele dizia que tinha um juramento e que jamais se afastaria nesse momento”, contou a filha.

“No momento em que internamos o meu pai, meu avô teve uma piora e foi para a UTI. Nós vimos a história se repetir. Tentamos tudo que foi possível, mas infelizmente os dois acabaram não resistindo”, relatou.

Diante do cenário de pandemia e da perda dos familiares, Maria usou a história do pai como inspiração e se colocou à disposição para a vacinação dos idosos da zona rural.

“A trajetória do meu pai foi muito bonita. Ele foi um médico muito simples e de muita bondade. Não existia hierarquia na consulta. Ele tratava os pacientes de forma muito humana”, relembrou.

Maria contou que se sente realizada em poder ajudar a população rural neste momento. Segundo ela, os pacientes que atende têm dificuldade de deslocamento. Há comunidades que ficam a mais de 100 km do centro da capital.

“Quando chegamos nas casas da zona rural para vacinar os idosos, percebemos que não teve uma doença que comoveu tanto como a Covid. Muito mais do que um imunizante, a gente leva o cuidado, uma proteção para aquela pessoa. Atender na zona rural é muito gratificante pra mim”, ressaltou.

O último levantamento do Conselho Regional de Medicina (CRM) aponta que cerca de 300 médicos foram infectados por Covid-19 no estado. Só em 2020, morreram 23 médicos em Mato Grosso com a doença.

 

 
Fonte: G1


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

O CAPTCHA abaixo oferece proteção contra entradas digitais remotas garantindo que somente um ser humano possa registrar manifestações. Clique na opção abaixo "Não sou um robô" para que seja feito o teste de segurança via áudio ou imagem

Enviar comentário