FENÔMENO EM MT

Meteoro é flagrado na avenida do CPA, no céu de Cuiabá; veja o vídeo

Mato Grosso

25/10/2021 às 07:08

Meteoro passou pelo céu de Mato Grosso na madrugada de sexta-feira (22), sendo visível nas cidades de Cuiabá e São José dos Quatro Marcos. A explosão aconteceu a 38 km de altitude, perto de Cáceres.

O fenômeno foi flagrado por uma câmera instalada na avenida do CPA, antes mesmo de chegar no viaduto da Miguel Sutil, nas proximidades do Taiamã Hotel. Elas pertencem ao Clima ao Vivo e Brazilian Meteor Observation Network.

O grupo monitora meteoros afirmou que o clarão foi tão intenso que ofuscou a lua cheia. Denominado como ‘superbólido’, a explosão aconteceu no céu e decorre por conta da passagem em alta velocidade da rocha pela atmosfera terrestre.

Marcelo Zurita, da Barmon, explica que asteroides, meteoroides e cometas orbitam o Sol em uma velocidade altíssima, algo entre 40 mil e 266 mil quilômetros por hora.

Por isso, quando atingem a atmosfera da Terra nessa velocidade, mesmo fragmentos tão pequenos quanto um grão de areia são capazes de aquecer instantaneamente os gases atmosféricos, gerando um fenômeno luminoso.

Então, o meteoro é apenas o fenômeno luminoso, nada mais. Meteoro não é sólido, não é líquido e nem gasoso, é apenas luz. Popularmente, o meteoro é também chamado de estrela cadente”, afirma. (Com informações do Clima Ao Vivo)

Veja o vídeo

Fonte: Gazeta Digital


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

Enviar comentário