Estelionato

Número de golpes aumenta 58% em MT em um ano

Mato Grosso

24/11/2020 às 07:47

O número de golpes aumentou 58% este ano, em comparação ao ano passado, em Mato Grosso. Foram 11.664 casos registrados entre janeiro e outubro de 2020 e 7.377 no mesmo período de 2019.

O levantamento foi feito pela Superintendência do Observatório de Segurança da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).

Segundo os dados, em 36,3% dos casos, o golpe ocorreu pelo uso indevido de dados pessoais em situações como recebimento de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), auxílio emergencial ou transação bancária.

De acordo com a Sesp, o período de isolamento social na pandemia do novo coronavírus intensificou compras online e recebimento do auxílio emergencial e isso contribuiu para o aumento dos casos.

O levantamento aponta que em seguida, está a clonagem de WhatsApp, responsável por 20,2% dos casos. A modalidade de boleto falso é a terceira mais utilizada, com 12,4% dos casos totais do estado.

O restante das ocorrências registradas em Mato Grosso estão distribuídas da seguinte forma: 9,3% de golpes por redes sociais; 7,3% golpes por sites de comércio eletrônico; 3,2% de venda simulada/produto não entregue; 2,9% outros (golpes pessoais, cobrança indevida); 2,7% cartão clonado; 1,9% golpe por contato telefônico/WhatsApp.

Em Cuiabá, o estelionato gerou 3.234 registros entre janeiro e outubro de 2020. Em comparação com o mesmo período de 2019, quando houve 2.390 ocorrências, o aumento é de 35%.

Fonte: G1


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

O CAPTCHA abaixo oferece proteção contra entradas digitais remotas garantindo que somente um ser humano possa registrar manifestações. Clique na opção abaixo "Não sou um robô" para que seja feito o teste de segurança via áudio ou imagem

Enviar comentário