Sema concede licença ambiental para instalação de usina de etanol em Matupá

Foto por: Divulgação

Economia

16/01/2021 às 08:02

Autor: Redação

O município de Matupá vai ganhar uma usina de etanol, trata-se da Maracajá Bioenergia. O empreendimento, aprovado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) de Mato Grosso, que concedeu a licença ambiental deve gerar mais de 800 empregos diretos e outros milhares de indiretos.

O investimento privado na implantação do projeto será de R$ 250 milhões.

O ato da entrega da licença aconteceu nessa quinta-feira (07), no paço municipal, pelo prefeito municipal Fernando Zafonato, juntamente com o vice-prefeito Bruno Mena, o Diretor da empresa Maracajá Bioenergia, Cleocélio Assis Moraes e dos sócios da empresa F.O. Engesan Mayse Onohara e Antônio Figueiredo Netto responsáveis pelo licenciamento ambiental do empreendimento.

A empresa vai se instalar a 5 km do centro da cidade sentido Guarantã do Norte, em uma área de 400 mil metros. A indústria vai processar por dia 750 toneladas de milho, produzir 323 mil litros de etanol, 225 toneladas de DDGS para alimentação animal, além da geração de 10 MWH de energia.

As tratativas para a construção da usina no município começaram no início do ano de 2020.

Nesse momento a licença prévia é o ponto fundamental no processo, pois garante a Maracajá Bioenergia, desenvolver o projeto.

Para a emissão da licença, a SEMA verificou a viabilidade ambiental da indústria. A emissão da licença ocorreu após a comprovação e garantia de que a instalação da indústria de etanol de milho não causará dano ambiental.

 

Em 2020 a Maracajá Bioenergia firmou algumas importantes parcerias: além da F.O. Engesan para o licenciamento ambiental, com a empresa americana LUCAS E3 para fornecimento da tecnologia do processo, com a BTZ Tecnologia responsável pelo layout e pelo CAPEX e com a Datagro para estruturação financeira.

 

Fonte: Nortão Online


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

Enviar comentário