Vereadora Maria Helena pede urgência na contratação de psicólogo e assistente social para escolas públicas municipais

Foto por: Divulgação

Política

22/02/2021 às 06:58

No dia 12 de dezembro de 2019 foi publicada no Diário Oficial da União a Lei 13.935, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. A redação do texto diz que as unidades escolares contarão com psicólogo e assistente social para “atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação, por meio de equipes multiprofissionais”, que deverão desenvolver ações para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

Foi estipulado o prazo de um ano para a implementação e cumprimento da nova lei. Em Colíder, as escolas públicas municipais continuam sem o atendimento desses profissionais. Para solicitar a criação dos cargos e a contratação, a vereadora Maria Helena, primeira-secretária da Câmara Municipal, encaminhou uma indicação ao prefeito Hemerson Máximo (maninho) e às secretarias municipais de Educação e de Administração.

CRIAÇÃO DOS CARGOS

A vereadora pede urgência na criação dos cargos. “Foi dado um ano para que os municípios se adequassem à lei, e esse prazo venceu em dezembro de 2020. Então, peço ao senhor prefeito Maninho que estude com carinho, junto com a secretária [de Educação] Leia Torres, a indicação desses profissionais”, pontua.

Para Maria Helena, a educação básica ganha muito com a lei. “Assistentes sociais e psicólogos podem contribuir muito para qualificar o processo de ensino-aprendizagem. É um trabalho que vai incidir em diversas questões do cotidiano das escolas, o enfrentamento às violações de direitos dos estudantes, suas famílias e comunidades, a questão da evasão escolar, além de várias outras situações que requerem uma análise social ou psicológica”, analisa a parlamentar.

MAIS INDICAÇÕES

Em outra indicação, Maria Helena pede ao governo municipal que seja providenciada a coleta de lixo no bairro localizado às margens da MT-320, nos fundos da Gapo Supressão, nas proximidades do Chiquinho Eventos.

A vereadora também indica à Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer a construção de banheiros no Campo do Ecco para atender atletas e torcedores.

Fonte: Assessoria


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

Enviar comentário